terça-feira, 29 de abril de 2008

Tecnologia da Comunicação

A comunicação humana se desenvolve em diversos campos de diferentes naturezas, dos quais podemos destacar dois enfoques distintos: a comunicação em pequena escala, e a comunicação em larga escala ou comunicação de "massa". Em ambos os casos, o ser humano passou a utilizar utensílios que passaram a auxiliar e a potencializar o processo de produção, envio e recepção das mensagens. A tecnologia passou parte da comunicação humana, assim como, passou a participar da maioria das atividades desenvolvidas pela humanidade ao longo do seu desenvolvimento.

http://br.youtube.com/watch?v=Pd7eR4J2C5E

Veremos agora um exemplo dessa tecnologia da comunicação.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

A prática leva a perfeição




Devido a inserção de novas mídias, que facilitaram nossas vidas, com relação a comunicação, perdemos certas práticas na escrita.
Podemos ver neste vídeo que uma criança, que já nasce nesse novo mundo tecnológico não possui habilidade de utilizar um pincel, diferente de homem que treina esta habilidade, e que de repente não possui a mesma habilidade que a criança ao mexer num computador.

Nokia Productions com Spike Lee

A mais recente ação da Nokia apostando no entretenimento, conteúdo colaborativo e participação do consumidor é a chamada “Nokia Productions”, em parceria com o diretor americano Spike Lee.

Lee irá produzir um filme que mostrará como a música conta a história da humanidade, a partir de material enviado pelas pessoas. Qualquer um pode contribuir com conteúdo mobile, através de vídeos, fotos, música e texto.

Esse verdadeiro projeto multimídia será dividido em três atos. Depois da triagem inicial, 25 colaborações serão colocadas para votação da audiência, de onde sairão 10 peças para que Spike Lee transforme no filme final. O prazo para envio de material é até 21 de agosto.

Os vencedores se encontrarão pessoalmente com o diretor para conversar sobre o projeto, além de ganharem celulares Nokia e viagem para Los Angeles para assistir a premier do filme no final do ano.

No site, assistentes do diretor dão dicas e tarefas, direcionando o conteúdo enviado para o que precisam, e o próprio Spike Lee escreve em um blog dedicado ao Nokia Productions. Também é possível conferir as contribuiçãos feitas até agora

A proposta da campanha é mostrar toda a linha de celulares e gadgets Nokia como plataformas integradas de produção de conteúdo multimídia.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Pespi Twist



Como um site pode interagir com outras mídias digitais.O caso da campanha dos limõezinhos da Pepsi Twist.

Aqui está o site.

http://www.zoeiraspepsitwist.com.br/home.asp

Comerciais

publicidade do Minority Report



e Jeff Han ja começa a trazer a interatividade de minoryty report para a vida real.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

TEXTOS

Para Imprimir só ir em ipaper e clicar na impressora. PAra salvar cliquem na bolinha amarela na esquerda no alto e verao um botão para download.

TEXTO 2 - Tendências das Tecnologias de Comunicação: da escrita às mídias digitais



TEXTO 3- Cibercultura

Read this doc on Scribd: cibercultura

sexta-feira, 18 de abril de 2008

The Beatles

Caros,

como vc devem estar sabendo, começa hoje a nossa maratona de experiências de marketing de entretenimento acompanhando grandes produções. A primeira será o musical The Beatles. Teremos 16 ingressos por fim de semana. Hoje iremos uma primeira turma. Os interessados devem procurar a Luiza. E, vc sabem, é "de grátis", cortesia da ESPM. Encontro vcs lá.
Abçs

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Grupos do Trabalho

Bianca Ramos
Daniel Lana
Felipe Barros
Mariana Habib
João Paulo Vasconcelo

Luiza Campos
Tomás Pinheiro
Pedro Ivo
Gabriela Werneck
Marcela Calçada

Bruna Soares
Tamires França
Bernardo Garcia
Bernardo Pater
Lauerent Equinet

Ana bergmann
Anna Staneck
Mariana Krause
Paulo Victor
Pedro Velloso

Roberta Marchesini
João Gabriel Pacheco
Ricardo
Pedro Pernambuco
Rodrigo


Conforme as pessoas forem me enviando os grupos adicionarei aqui.
Por favor, para quem não tem nenhum contato meu enviem o grupo para borges_campos@hotmail.com ou luizaluka.campos@gmail.com

Campanha Viral da BMW na Internet

A idéia por trás da campanha viral da BMW é simples e inventiva. Construir uma rampa de 454 metros de altura que vai lançar uma BMW 135i por cima da paisagem européia, cruzar o atlântico e pousar em terras americanas. Ë aqui que a piada começa. Jeff Schultz (falso) documentarista, cineasta, produziu um trailer que vai cobrir todo o evento.

Você também pode visitar O webblog de Jeff Schultz para ler mais sobre o assunto. E se você tem mais de 21 anos, mulher e esta apta a upload sua foto para entrar na eleição de “Miss rampa”, você pode se inscrever com as outras concorrentes aqui.

A BMW também criou um vilarejo da Bavária ficcional, A pequena cidade de Oberpfaffelbachen. No website de Oberpfaffelbachen você é saudado com o hino do Oktoberfest.Dali você pode ler sobre a historia da cidade, receber um rápido “alo” do prefeito da cidade e começar a entender o “marketing truque” que a BMW esta lançando

Mas a BMW ainda oferece mais para você explorar. Você pode fazer parte do Facebook da Rampa, ou ser amigo de Franz Brend (o conselheiro de Oberpfaffelbachen ) através de sua página no Frienster.Ou se não olhar mais trailers na Pagina do YouTube de Jeff Schultz.

BMW usa o marketing viral e quem sabe cria um novo tipo de campanha s , o Marketing “Surrond Sound”: você sempre estar no epicentro desta campanha viral não importa aonde você vá?! Qualquer lugar que você vá estará cercado 360 graus pela campanha viral da BMW.

Retirado do Viral blog

Primeiros Posts dos alunos...

Meus caros, muito bons os posts... já-já vamos comentá-los em sala.
abçs

terça-feira, 15 de abril de 2008

Musica, um novo olhar

Professor do laboratório de mídia do MIT e criador do jogo Guitar Hero Tod Machover nos mostra o futuro da ópera, dos musicos e da música, através de seus hyperinstrumentos e do sofisticado programa Hyperscore, Software que permite a qualquer pessoa começar à compor música sem ter que aprender um complexo sistema de notação. Tod vem desenvolvendo variados projetos com pessoas com doenças terminais e crianças. Mas seu mais ambicioso projeto é a ópera "Death and the Powers" em que ele busca um novo conceito para ópera onde todos os objetos no palco são instrumentos. ----- Vídeo dele explicando mais sobre a opera: http://web.media.mit.edu/~tod/Powers-ShortDemo11-07.mov


Para quem quiser conhecer mais de suas inovações Tod falou nesse ano no conceituado TED em Monterey, Califórnia.





Futuro do celular?

No texto "Tendências das tecnologias de comunicação: da escrita às Midas digitais" escrito por nosso Professor Vinicius , ele argumenta sobre a tendência à "naturalização" ou desaparecimento enquanto artifício. Principio da excelência interfacial. Falando que: "A idéia aqui é que os artefatos comunicacionais tenderiam a se tornar cada vez mais discretos, mas portáteis, cada vez mais diminutos e leves cada, vez mais eficientes e rápidos nos seus processos de captação e de transmissão de dados, quase como se deixassem de ser percebidos, permitindo às pessoas um acesso quase imediato ao conteúdo da comunicação."
Navegando pela Internet me deparei com essa nova tecnologia criada pelo engenheiro Jim Mielke que criou uma tatuagem virtual que é um celular.. Este celular tem como bateria a circulação de seu sangue e quando não esta em uso é invisível. Abaixo fotos e um link em inglês com mais informações. Link


A Moderninadade e o Início do Cinema

"Em 28 de dezembro de 1895, no Grand Café, situado no Boulevard des Capucines, em Paris, houve a primeira exibição, com entradas pagas, do cinematógrafo – a apresentação do invento ocorrera três meses antes, no cinema Eden (que ainda existe), em Ciotat. A platéia, que incluía o prestidigitador e futuro cineasta Georges Mèliés, pôde ver dez curtas-metragens de um rolo cada, todos com menos de cinqüenta segundos de duração, produzidos pelos irmãos Louis e Auguste Lumière. Foram apresentados, na ordem: La Sortie de L’Usine Lumière à Lyon, La Voltige, La Pêche Aux Poissons Rouge, Le Débarquement du Congrès de Photographie à Lyon, Les Forgerons, L’Arroseur Arrosé, Le Repás (de Bébé), Le Sault a la Couverture, La Place des Cordeliers à Lyon e La Mer (Baignade en Mer).
A lenda urbana que envolve Arrivé D’un Train em Gare a La Ciotat representa de maneira fidedigna, apesar de exagerada, a reação da platéia ao cinematógrafo. Embora sequer fizesse parte da apresentação original de 28 de dezembro de 1895, diz-se que os espectadores fugiram em pânico, aterrorizados com o trem que avançava em diagonal do fundo do quadro para o primeiro plano. Através da capacidade técnica do aparelho – que unia instantâneo fotográfico, perspectiva central, profundidade de campo e o fenômeno da persistência retiniana –, estava em jogo não apenas a ilusão do movimento, como também, e principalmente, a imersão dos sentidos e do corpo que tornasse crível, na tela branca constituída pelos eixos vertical e horizontal, a terceira dimensão da imagem.
Contudo, não pertencia exclusivamente ao cinematógrafo o mergulho do corpo no espetáculo. Exemplo pioneiro de sistema imagético imersivo foi o panorama, tipo de pintura mural (patenteada em 1787 pelo escocês Robert Barker) construída em rotundas de grandes dimensões – 20 a 30 metros de altura e 50 a 70 metros de diâmetro – e ao redor de uma plataforma central, de onde público se maravilhava com representações históricas e da natureza em 360º.




Nos EUA, o panorama se tornou moving picture: era a imagem que se movimentava, não os espectadores, que se mantinham parados – uma vez instalados em lugares que simulavam trens ou barcos, assistiam a telas pintadas que se lhes desfilavam por horas. Mais tarde, os moving picture substituíram as pinturas por imagens cinematográficas."


O resto do texto, vídeos e outras imagens encontram-se no site http://www.revistamoviola.com/2007/12/20/a-modernidade-e-o-inicio-do-cinema/ fonte do texto retirado a cima.

origens do cinema

Origin of cinema!

Próximo Texto - Cibercultura - André Lemos

Link para o texto de André Lemos

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Fim do Jornal Impresso(?)

Modernos Processos de Produção de Jornal

História dos Impressos: Jornal

Século XVIII, Inglaterra.

Exemplo de linguagem de rádio: A guerra dos mundos.

Linguagens do Rádio: Radio-novela

Um exemplo. bem simples, de rádio-novela...

História do Rádio no Brasil

terça-feira, 8 de abril de 2008

História da Escrita - Parte II

História da Escrita - Parte I

Tendências das Tecnologias de Comunicação: da escrita às mídias digitais. Vinícius Andrade Pereira

Meus caros,

aqui vcs encontram o link para o acesso ao próximo texto para a nossa disciplina. Boa leitura a todos!

abçs