FOLKSONOMIA:
Hoje, posts, fotos, vídeos e outros conteúdos são classificados através de tags. Cada um cria e organiza suas próprias tags (palavras-chave) que se cruzam e agrupam a milhões de outras similares. A esta imensa organização colaborativa de conteúdo chamamos de folksonomia. O primeiro site a usar folksonomia foi o del.icio.us e, em seguida, o flickr e o youTube - três sucessos da Web 2.0.

LONG TAIL:
Long Tail é a democracia dos nichos. São os meios digitais abrindo espaço para as músicas que não tocam nas rádios, para os livros que não são best-sellers e assim por diante. É a crescente exposição e a distribuição de conteúdos segmentados frente às imposições dos blockbusters (sucessos).

MASHUPS:
Mashup é aproveitar conteúdos e aplicações já existentes na web para compor o seu ambiente digital e criar um novo serviço completo. É colocar, por exemplo, o Youtube dentro do seu site/blog, usar fotos do Flickr no seu banner, colocar sua imagem no Google Maps…

Esse vídeo explica ainda mais o termo Mashup:
SEO:
Nos mecanismos de busca, os resultados que aparecem primeiro são clicados primeiro. E para transformar este hábito de navegação numa oportunidade de divulgação, nasceu o Search Engine Optimization (SEO): a inteligência por trás de melhores posições nos rankings.

Esses são alguns dos termos em mais evidência hoje, no ambiente “tecno-comunicativo”, mas quem tiver outros termos que achem interessantes para integrar essa pequena lista, pode colaborar nos comentários, que sempre será bem vindos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário